A Muralha de Guerra dos Tronos poderia existir em nosso mundo?

Escrito por QuaseFísico (Braian Oliveira) on 18:25 |


   Crédito: Divulgação HBO
Neste domingo , dia 31 de março, estreou na HBO a terceira temporada de "A Guerra dos Tronos". E, inspirados pela história dos "Sete Reinos", cientistas discutiram a possibilidade da Muralha existir em nosso mundo.
A Muralha, caso você não saiba, é uma enorme parede de gelo de quase 500 km de extensão e com quase 200 metros de altura. Nos livros e na série, essa estrutura gigantesca teria sido feita e mantida por mágica. E, de acordo com os cientistas, para que ela ficasse em pé em nosso mundo, a mesma mágica seria necessária.
Afinal, de acordo com a engenheira de perfuração de gelo da Universidade de Dartmouth, Mary Albert, por mais que as temperaturas sejam baixas, grandes massas de gelo tendem a se deformar sob seu próprio peso com o passar do tempo. Ou seja: a Muralha não poderia ficar inteira por mais de mil anos, como na história.

"Muralhas" naturais até existem - como na Groenlândia ou na Antártica - mas elas demoraram centenas de milhares de anos para se formar, com muita neve sendo acumulada e nunca se derretendo.
E os hotéis de gelo e outras esculturas feitas com o material? De acordo com Albert isso é possível por se tratar de uma construção em escala bem menor do que a Muralha. Colocar algo tão grandioso de pé seria uma corrida contra o tempo - mesmo em temperaturas negativas, com a pressão de seu próprio peso a muralha iria ficar deformada e sua parte de baixo seria impulsionada pra frente, enquanto a parte superior simplesmente iria cair, da mesma forma que acontece no desmoronamento de uma geleira.
Para o físico da Universidade do Alasca Martin Truffer, para construir um grande muro de 200 metros de altura com gelo, ele teria que ser feito em forma de rampa. Mas a subida seria 'suave', já que para evitar a deformação do gelo, seria necessário que a rampa tivesse 40 vezes a medida da altura em profundidade. Ou seja, ela não conseguiria cumprir o objetivo de manter invasores longe de terras protegidas.