Oque aconteceria com você pulando num túnel que atravessa a terra diametralmente ?

Escrito por QuaseFísico (Braian Oliveira) on 18:59 |

      Oque aconteceria se você entrasse num buraco que atravessasse a terra ? Não sei se nós estudantes de física fomos, na infância, oque podemos chamar de crianças normais. Eu me lembro de que na minha infância eu tinha uma curiosidade insaciável, a ponto de desmontar os brinquedos para entender como funcionavam e também fazia perguntas capciosas para os meus pais, do tipo "Como o chuveiro elétrico esquenta a água?". Mas como explicar para uma criança de 8 ou 10 anos(Sou péssimo com idades e crianças), o efeito joule ? 
        Mas uma das perguntas que me fiz quando criança, foi ao ler um dos livros de Júlio Verne: Viagem o Centro da Terra. "Oque aconteceria se entrássemos num buraco que, ao invés de levar ao centro da terra através de uma suave caminhada, levasse você através de uma veloz queda livre?

        Oque aconteceria ? Bom podemos idealizar 2 situações possíveis. Nas 2 situações teríamos também que desconsiderar o núcleo em alta temperatura presente no centro do nosso planeta. Desconsideradas essas características vamos aos possíveis acontecimentos que se sucederiam.

I- Neste caso vamos idealizar como se não não existisse qualquer outra força dissipativa, a única força atuando seria a força gravitacional, sendo exercida no seu corpo ao ser  abandonado na entrada do túnel que atravessa o planeta diametralmente. O que aconteceria seria o seguinte: O corpo cairia com velocidade crescente até o centro do planeta e cegaria com uma grande velocidade ou grande energia cinética. Dali em diante seguiria se afastando do centro do planeta, sendo assim desacelerado. 

Chegado então a outra ponta do túnel no outro lado do planeta e cairia novamente em direção ao centro e assim por diante. Assim, você ficaria oscilando dentro desse túnel gigantesco. Esse seu movimento oscilatório dentro do túnel seria um Movimento Harmônico Simples, mas somente se a distribuição de massa no planeta fosse uniforme, oque não é o caso do nosso planeta que possui camadas de maior e menor densidade. 
       Idealizemos também que o planeta Terra tenha massa  distribuída uniformemente por toda sua extensão, sendo assim o corpo alcançaria uma  velocidade de cerca de 8 km/s, aproximadamente 30.000 km/h ao chegar ao centro da Terra! Você poderia viajar de um lado para o outro da Terra em cerca de apenas 42 min. Interessante não ? 



II- Num segundo caso, considerando a ação de forças dissipativas como por exemplo: a força de resistência do ar sobre o corpo, ele cairia e, depois de executar um movimento difícil de prever em detalhes (*Um movimento oscilatório amortecido), depois de suas idas e vindas, perdendo cada vez mais energia cinética, acabaria finalmente parando num ponto onde a intensidade do campo gravitacional fosse nula. Para um planeta esférico, com distribuição uniforme de massa, o ponto terminal dessa oscilação amortecida pela força de resistência do ar dentro do túnel é o centro geométrico do planeta. 




Fonte:http://www.if.ufrgs.br/cref/?area=questions&id=18
Adaptação: www.quasefisico.com