Já existiu água líquida em Marte!

Escrito por QuaseFísico (Braian Oliveira) on 20:28 |



Já existe muitas evidências de que já existiu água líquida em marte, correndo e formando rios e lagos. Mas então a pergunta é:        
Mas por que esses rios não existem mais ?
        Por que essa água acabou ? Alguma civilização antiga moradora de Marte houvera devastado tanto o seu planeta a ponto disso acontecer ? Não não, não há o menor indício disso ter acontecido. Como sabemos Marte tinha tudo para ser um planeta como nós, tudo para ser um planeta habitável. Atmosfera, não corre risco de muitas colisões, boa distância do sol, satélites e tinha um núcleo ferroso líquido. Pois é, tinha. Um núcleo ferroso líquido em rotação é responsável por dar ao planeta um campo magnético. 
    
E por que é tão importante um campo magnético para a existência de água líquida na Terra, Marte ou qualquer outro planeta ? 
    

Cinturão de Van Allen (Magnetosfera) que protege a terra do vento solar.

       O Sol está em constante atividade, e na sua superfície acontecem explosões e ejeção de massa com partículas carregadas além de sub-partículas como os neutrinos. 
      Essas partículas carregadas chegando ao planeta interagem com a água, aquecendo-a e fazendo-a evaporar ou tomar outras características. No nosso caso temos um campo magnético que nos protege de recebermos grande quantidade dessas partículas a ponto de impossibilitar a existência de água no estado líquido. Por esse motivo que um núcleo ferroso líquido consequentemente um campo magnético é tão importante.  

Mas, por que Marte perdeu o seu campo magnético e a terra não ?
       Oque mantêm o núcleo do planeta "vivo" e em atividade é a Pressão da crosta e do manto sobre o núcleo mais também o calor o Sol que chega até ela. Mas como Marte é bem menor que a Terra e também está mais distante do sol que nós. Ele recebe bem menos calor do Sol que nós, e também por ser menor teria um núcleo ferroso menor ainda, que realizou convecção térmica, esfriou e se solidificou. Sendo assim o núcleo antes do ferro derretido, hoje é uma bola de ferro sólido. E com isso o seu campo magnético acabou, assim as partículas carregadas do Sol entraram na atmosfera sem nenhuma dificuldade atingiram a água que veio a evaporar espaço a fora!