Quase físico responde, andar ou correr na chuva ?

Escrito por QuaseFísico (Braian Oliveira) on 19:51 |

Hoje voltando da faculdade, começou a chover, e como eu sempre ando bem preparado, peguei meu Guarda-Chuva , mas justamente hoje que eu precisava dele, estava quebrado. Então me veia a clássica pergunta:

 E AGORA ? CORRO OU ANDO ? Oque me levou depois de algumas conclusões bem molhadas , que eu deveria andar. Por que ? Vamos as explicações...
Não existe uma conclusão definitiva, porque são diversos fatores que levam a tal.

Listei alguns deles :

A distância percorrida e tempo embaixo d'água: 
  • Essa não tem muito mistério, se está longe de casa, e não quer se molhar muito, não tem jeito espere a chuva passar)

A área do corpo: 
  • Os de mais área (Gordinhos)Se você tem quilos a mais, corra! Já que a sua área é maior,é melhor ficar pouco tempo debaixo da chuva já se a sua superfície de contato é maior.                                                                                     


  • Os de menos área (O quase físico)
    Como eu sou magro e tenho pouca área de contato, menos gotas de chuva me atingem. Neste caso, andar é a minha melhor solução.

A intensidade da chuva: 
  • Na chuva forte, corra ou andeNa chuva forte, a velocidade com que as gotas atingem você é maior. Assim, mais gotas chegam a você com o tempo, isso também vale se você correr, dá aproximadamente no mesmo: vai sair bem molhado de qualquer maneira. Se correr,vai receber mais água porque a vazão é o produto da área pela velocidade. Quando se corre, aumenta a velocidade relativa, então, a vazão de água aumenta e a você se molha mais , mas, em compensação, vai ficar menos tempo na chuva. Se você prefere andar, a vazão de água será menor, mas ficará mais tempo na chuva. 
  • Na chuva fraca: a melhor opção é observar a "inclinação" com que caem as gotas da chuva e usar os critérios citados anteriormente. 
Variáveis como NÃO POSSO MOLHAR O CABELO ! 
  • Você quer salvar o penteado ? Bom, então CORRA! Com velocidade, os pingos atingirão mais a parte da frente do seu corpo. Cobrir a cabeça também é uma boa opção. Se não se preocupar, vá andando. A chuva cairá perpendicular ao corpo, chegando mais ao ombro e a cabeça



OBS: Todos o conteúdo é origem apenas de obervações, podendo conter alguns equívocos, mas além de tudo, é só uma curiosidade, e um pouco de humor.