Oque é o "Gato de Schrödinger"?

Escrito por QuaseFísico (Braian Oliveira) on 11:23 |


Já fiz varias postagens aqui no blog, referentes ao "gato de Schrödinger", mas pouco expliquei sobre o experimento.
Quando falamos sobre o "gato de Schrödinger" estamos nos referindo a um paradoxo que aparece de um experimento imaginário proposto por Erwin Schrödinger (pois é, imaginário,Schrödinger não matou nenhum gato "Leia Schrodinger é detido por maus tratos" nem há nenhum gato zumbi andando por ai "Leia O Zumbi de Schrodinger") É tudo uma brincadeira, no blog temos artigos sérios e de humor como você já percebeu. O experimento serve para ilustrar as diferenças entre interação e medida no campo da mecânica quântica
      O experimento mental é imaginar um gato aprisionado dentro de uma caixa que contém um dispositivo que se constitui de: uma ampola de frágil vidro (que contém um veneno muito volátil) e um martelo suspenso sobre essa ampola de forma que, ao cair, essa se rompe, liberando o gás venenoso com o qual o gato morrerá. O martelo esta conectado a um mecanismo detetor de partículas alfa, que funciona assim: se nesse sensor chegar uma partícula alfa que seja, ele é ativado, o martelo é liberado, a ampola se parte, o gás escapa e o gato morre; pelo contrário, se nenhuma partícula chegar, nada ocorrerá e o gato continuará vivo.
   Ao lado do detetor colocamos um átomo radioativo que apresente a seguinte característica: ele tem 50% de probabilidade de emitir uma partícula alfa a cada hora. Evidentemente, ao cabo de uma hora só terá ocorrido um dos dois casos possíveis: o átomo emitiu uma partícula alfa ou não a emitiu (a probabilidade que ocorra um ou outro evento é a mesma). 
Como resultado da interação, no interior da caixa o gato estará vivo ou estará morto. Porém, isso não poderemos saber - a menos que se abra a caixa para comprovar as hipóteses.
A única forma de averiguar o que 'realmente' aconteceu com o gato será realizar uma medida: abrir a caixa e olhar dentro. Em alguns casos encontraremos o gato vivo e em outros um gato morto. 

 Agora que você já sabe um pouco sobre o Gato de Schrödinger eus parabéns, já vai entender nada menos  que 98% das piadas do blog que antes não faziam sentido.