Oque é o Principio da incerteza de Heisenberg

Escrito por QuaseFísico (Braian Oliveira) on 19:30 |

Werner Heisenberg (1901 – 1976)
  Se você chegou aqui buscando um ARTIGO completo e complexo, para aprofundar seus estudos sobre o Principio da incerteza de Heisenberg, você está no LUGAR ERRADO! Mas se você chegou aqui por curiosidade ou procurando um tal pré-requisito para entender as piadas infames de físico sobre este princípio, LUGAR CERTO! Você vai entender pelo menos o básico necessário para isso. 
     No nosso dia-a-dia estamos acostumados a nos relacionarmos com a mecânica newtoniana, onde se soubermos a posição inicial, velocidade e massa de um corpo, podemos prever como este corpo se comportará e onde vai estar ao passar do tempo. Mas o princípio da incerteza não está presente no nosso dia a dia no mundo MACRO, onde visualizamos a mecânica clássica em ação, este princípio está presente 
numa escala bem menor, em uma escala quântica. 
Aparece quando falamos de mecânica quântica! 

Se você começou a ficar preocupado. Pode ficar tranquilo, eu prometo que não terá pesadelos, ou irá ficar maluco depois que entender isso, olha a cara do Heisenberg ai. Bem normal não acha? 

Primeiramente vamos lembrar como é que nós enxergamos os objetos. Basicamente nós só  enxergamos quando a luz (Radiação Eletromagnética) incide sobre a sua superfície de algum objeto e é refletida até nossos olhos, essa interação "luz e matéria" nessa escala macroscópica não interfere na sua observação do mundo, porém da mesma maneira em uma escala quântica "ver" ou para medir a posição de um elétron precisamos incidir sobre ele luz para vê-lo. A física quântica também nos diz, que a luz é formada por partículas (fótons), Portanto, para medir a posição de um elétron precisamos incidir sobre ele um fóton, no entanto, para iluminar o elétron, o fóton tem que se chocar com ele, esse processo transfere energia ao elétron, o que modificará sua velocidade, tornando impossível determinar seu momento com precisão. 

Frustrante não é ? Ainda bem que isso só acontece no mundo sub-atômico. 

Não tenha tanta certeza disso pequeno gafanhoto! Isso também pode acontecer no mundo macro de diversas maneiras. Inúmeros métodos de medição que você usa interferem no resultado final da sua medida. Por exemplo: Coloque um termômetro dentro de um copo d'água para tomar a  temperatura da mesma. Pronto! você acabou de mudar a temperatura que a água tinha antes de colocar o termômetro dentro do copo. Sendo que agora você está medindo a temperatura do sistema Termômetro+Água.